24 março, 2007

Ensino Artístico - é mesmo para mudar?


Tenho lido no Público, o de papel, alguma coisa sobre o assunto. Há um estudo, finalmente, que recomenda que se recomece de novo, isto é , que se criem novas estruturas , principalmente para o ensino da música.

Reconheço razão às escolas que se sentem ameaçadas e melindradas, mas também reconheço que nada pode ficar como está e que a velha escola portuguesa de remendar o que temos não dá grandes resultados.

Parece-me que a recomendação para fazer de novo é acertada.

Domingos Fernandes que coordena o grupo que fez o estudo só não tem razão quando diz que o responsável pelo "preocupante estado do sector"é toda a sociedade: é só perguntar que eu consigo lembrar-me de várias mãos cheias de políticos e dirigentes responsáveis pelo estado caótico do ensino artístico em Portugal.

2 comentários:

  1. Fazer de novo? O quê, Suasana? É que o que está proposto naquelas terzentas e cinquenta e seis páginas é DESTRUIR!
    É fácil, é fácil dizer que não se conhecem programas, nem currículos, nem escolas e propor! Eu só pergunto se o Estado pagou aquele estudo que nada, rigorosamente, nada averiguou!

    ResponderEliminar
  2. Já descarreguei as 356 páginas do site do ME. Já vi pelo menos a bibliografia e os estudos consultados. Havemos de falar melhor nisto, pois também estou preocupada com o assunto e não o queria deixar morrer.
    Susana

    ResponderEliminar