28 abril, 2007

Clint Eastwood e Iwo Jima



Esta imagem bonita da ilha não tem nada a ver com as que vi, na semana passada no Cineclube, no filme " As bandeiras dos nossos pais". Normalmente não gosto de ver filmes de guerra, principalmente se retratarem factos reais, porque me impressionam muito.
Neste caso consegui ver até ao fim. Talvez por ser do Clint Eastwood. Ele tem uma forma muito peculiar de ver o mundo e principalmente de ver o mundo composto pelos seus concidadãos norte-americanos. Desmonta, desmascara, critica e nunca deita abaixo. Talvez por ser de lá consegue entendê-los, coisa que eu já não consigo.
Enfim, amanhã volto ao Cineclube da vila para ver o segundo filme, "As cartas de Iwo Jima"e confirmar uma vez mais que sou fã deste homem.
Aconselho vivamente.

5 comentários:

  1. Isto é um vista aérea de Iwo Jima?

    A mitologia anti-fascista do «americano» que combate os maus dos japs, na IIª Guerra Mundial, está muito imbuída de racismo.
    Os japoneses cometeram atrocidades antes e durante a IIª Guerra mundial. Todos sabemos. Mas os americanos trataram cidadãos e cidadãs americanos de forma vergonhosa, simplesmente porque tinham origem japonesa. Meteram-nos em campos de concentração e trataram-nos como se fossem inimigos, espiões...
    Depois cometeram o mais bárbaro assassinato colectivo de que há memória com as bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasaki.
    Os «americanos comuns» foram intoxicados o suficiente para acharem normal esses actos do seu governo.

    Agora passam-se coisas absurdas, horrendas e gravíssimas no Iraque, no Afeganistão, em Guantamano... mas as pessoas protestam (que faccioso!) se dissermos que os USA deixaram há muito de ser um país democrático.

    Desulpa Susana, isto não vem a propósito do Clint que eu muito aprecio, mas por associação de ideias com a mitologia patrioteira yankee relativa a esse rochedo de Iwo Jima.

    Beijos,
    Manuel Baptista

    ResponderEliminar
  2. Manel, eu não sei se viste os dois filmes, mas se não viste tens de ver, pela ordem que eu vi. Se o primeiro é a "versão americana" daquela batalha pelo controlo do rochedo, o segundo filme é a "versão japonesa".
    É claro que tudo o que dizes sobre as atrocidades mútuas durante a 2ºguerra mundial eu também sei e provavelmente, para não variar, a minha opinião ou juízo de valor sobre o assunto bate certo com o teu.
    Mas reparaste que o post tem a categoria Cinema?
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. manuel

    vai mesmo ter de ir ao médico

    a qualquer um

    ResponderEliminar
  4. Ricardo,

    Esse «conselho» denota imaturidade e postura autoritária em simultâneo...
    Mas não lhe dou eu conselhos nenhuns, faça o que entender.
    Saúde!
    Manuel Baptista
    (membro do sindicato anti-autoritário e anti-capitalista AC-Interpro; declaração a título pessoal)

    ResponderEliminar
  5. Viva a imaturidade e a postura autoritária (adoro este conjunto), o Bob Dylan nunca chegou a este nível.

    ResponderEliminar