24 abril, 2007

Em 1974, nesse dia tinha 13 anos...



E apesar disso é dos poucos dias da minha vida de que me lembro com mais pormenores. Ainda fomos para o liceu, de bata, claro! Tive aula de Físico-Química logo às oito e meia e por volta das nove já não se conseguia dar aulas. Foi uma funcionária à aula informar que havia tiros na baixa do Porto. Depois comecei a chorar porque a minha mãe trabalhava na baixa. O professor Carlos Lima, que já era velhote e nós achavamos que era antipático, veio-me consolar, como se fosse meu avô!

Antes das nove e meia mandaram-nos para casa e quando cheguei lá, com a minha irmã, já estava tudo em casa. Passamos a manhã na cozinha a ouvir rádio e a tomar pequenos almoços.

Passei as noites seguintes a ver televisão com a minha mãe e a crescer muito depressa: afinal aqueles homens todos, normalmente gordos e carecas, que apareciam nas notícias eram piores do que aquilo que lhes chamava-mos habitualmente - os besuntas - faziam mal aos outros e chamavam-lhes fascistas.
Ainda hoje gosto de ouvir a música que ficou conhecida como a marcha do MFA.

5 comentários:

  1. A realidade é uma inversão do slogan...«25 de abril sempre, fascismo nunca mais!».
    «fascismo sempre... 25 de abril, nunca mais!» Porque na realidade, os mesmos senhores que mandavam no tempo da pide e da censura, estão no poder ou os seus herdeiros e apaniguados directos. quanto ao 25 de Abril, como revolução que não chegou a ser... «nunca mais», porque foi uma vez e não voltará a acontecer. O 25A foi mais uma oportunidade perdida, por este país!

    ResponderEliminar
  2. Manuel
    Aconselho-o vivamente a ir ao médico, será do figado????

    Até poderá pensar que o 25 foi uma opurtunidade pouco aproveitada, mas aproveite mais vezes a oportunidade que essa data lhe criou de poder escrever, o que de pior eu pude ler nos últimos tempos, em liberdade. Se não perceber ainda de onde veio essa liberdade vá a outro médico! (no caso de preferir homeopatia esteja á vontade)

    ResponderEliminar
  3. Olá Su
    Não eras tu que querias ouvir a marcha?
    Achas que alguém lá na escola a ouviu ?

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Manela! Obrigada pelos comentários e pelo link, mas a marcha era mesmo a do MFA.

    ResponderEliminar
  5. Ah! Esta! Tinha percebido mal.

    (Já agora: quem terá tido a ideia de escolher esta música - a_Life_on_the_Ocean_Wave?)

    ResponderEliminar