29 agosto, 2007

Inovar!

Hoje só quero deixar aqui uma citação para quem quiser reflectir.

Diz Jaume Carbonell Sebarroja, ao nomear as suas dez componentes do novo conhecimento inovador, que é necessário " Um conhecimento crítico que desentranhe as mentiras ensinadas acerca do presente e do futuro, as meias verdades, as falsidades maquilhadas e as ocultações."

O contexto é o seguinte: " A Aventura de Inovar", subtítulo: A mudança na escola, mas pode bem ser ampliado e estendido. ( O contexto, claro!).

2 comentários:

  1. Não conheço nada da obra desse pedagogo.
    Mas esta frase sobre o "conhecimento crítico" desencadeou em mim uma reflexão :
    É que efectivamente esse conhecimento crítico seria o único capaz de realmente derrotar o «fascismo mediático», a «violência do pensamento único», que assolam todos os contextos, mas que também têm expressão nas escolas, sobretudo porque estas são feitas por pessoas. Ora, essas pessoas (falo dos docentes sobretudo) estão muitas vezes pouco apetrechadas perante esta avalanche de «lavagem ao cérebro soft» em que consiste a dita «comunicação social».
    Manuel Baptista

    ResponderEliminar
  2. Pois é Manel! Se levarmos a questão para o quão pouco apetrechadas estão as pessoas, que nomeias como docentes; se pensarmos que deveriam sobretudo ser elas a ensinar, transmitir a forma de chegar ao conhecimento crítico... parece-me que deixa de ser relevante a questão da lavagem ao cérebro soft pela dita comunicação social: o que é assustador assim é a quantidade de cérebros que nunca se abrirão ao pensamento, crítico ou não!

    ResponderEliminar