23 agosto, 2010

Leipzig, Bach, 3 Concertos em dois dias

Nesta praça, Augustus, assistimos ao terceiro Concerto: Gewandhauseorchester e Riccardo Chailly, a tocarem no palco montado em frente à Ópera. Sentados no chão, muito calor, muita gente e boa música:
Schumann, Mendelssohn, como abertura da época 2010/2011.
A fotografia foi tirada da própria Gewandhause, no dia anterior, mesmo antes de começar o outro concerto pré-época e para o qual tivemos sorte em arranjar bilhetes. Mendelssohn, Konzertouvertüre "Die Hebriden" e Schumann Concerto para Violoncelo e Orquestra tocado por Enrico Dindo, de quem nunca tinha ouvido falar sequer! Muito bom no Concerto, não tanto (em termos de interpretação) no bónus, Prelúdio da Suite nº 1 de Bach, no meu gosto pessoal. Na segunda parte, mais Schumann, Sinfonia nº 2.
No sábado, às 3 da tarde, assistimos na Igreja de S. Tomás, a outro Concerto, "Motette in der Thomaskirche - in Rahmen der Mendelsshon-Festtage 2010". Começou com Bach, Fantasia G-Dur BWV 527 em Orgão e acabou com Bach, Kyrie da Missa em si menor BWV 232. Com o organista da Igreja, Ullrich Böhme, a soprano Gesine Adler e a alto Susanne Langner, o Coro de S.Tomás Leipzig, a Gewandhauserorchester, maestro Andreas Seidel e Direcção de Georg Christoph Biller, Thomaskantor.
A sensação de estar sentada naquela igreja, completamente cheia e a ouvir Bach especialmente, é mesmo muito forte. Até o Rainer se emocionou e não é músico!

1 comentário:

  1. Mulher de sorte...mereces!
    Quando visitei a cidade não tive essa oportunidade.
    Abraço

    ResponderEliminar