02 abril, 2018

Os mundos da ansiedade

Publicado ontem no Público, escrito por


Destaco a conclusão, mas acho que vale a pena ler tudo.

"Todos os episódios aqui elencados podem ser vistos como manifestações de problemas globais. Não se reduzem a geografias concretas. Não são propriedade de sociedades ou “culturas” específicas. São resultado de múltiplos factores históricos, muitos deles associados às múltiplas globalizações que desde há muito originaram o encontro da diferença e as ansiedades e receios deste resultantes. Nascem do estereótipo e do rumor. Decorrem de simplificações de vária ordem, da redução de problemas a explicações mono causais ou da sua claríssima manipulação interesseira. Promovem “soluções” que frequentemente ampliam o problema que declaram resolver. É obrigatório descodificar os seus usos mais grosseiros e perniciosos."


3 comentários:

  1. Li tudo, mas as conclusões soam a pouco.

    "É obrigatório descodificar os seus usos mais grosseiros e perniciosos."? Ser, é. Mas o que é realmente necessário é promover a multicularidade,
    «Desenhando Sonhos»

    (o vídeo, onde me incluo, foi recolhido, montado e produzidos por mim. A iniciativa foi comunicada à imprensa... nem um jornal apareceu)

    ResponderEliminar
  2. Se as expectativas forem muito altas as conclusões soam a pouco. Aliás, quem descobrir como solucionar este problema, que sempre o foi, das sociedades humanas, será um génio!
    Além da consciência da questão, a forma mais eficaz de fazer alguma coisa é a promoção de acções como a que o Rogério reporta no vídeo.
    E gostei muito da escolha de Tchaikovsky.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tchaikovsky, não foi a primeira escolha.
      Tinha o vídeo pronto com a Primavera de Vivaldi, mas o facebook interpelou-me
      pedindo-me o comprovante dos direitos de autor

      Eliminar