27 agosto, 2010

Mozart e Grieg em Hamburgo

Ainda no âmbito do Festival de Música Schleswig-Holstein, o pianista do vídeo, Leif Ove Andsnes e a Norwegisches Kammerorchester.


No programa :
Wolfgang Amadeus Mozart: Symphonie D-Dur K 385 »Haffner-Symphonie«
Bent Sorensen: Klavierkonzert Nr. 2 »La Mattina«
Edvard Grieg: Aus Holbergs Zeit / Suite op. 40 für Streichorchester
Wolfgang Amadeus Mozart: Konzert für Klavier und Orchester c-moll K 491


Leif Ove Andsnes Grieg Concerto part 1


 

Como vale a pena ver e ouvir o concerto todo, deixo os links: parte 2 parte 3


Devo dizer que a orquestra foi fantástica, tudo muito limpo e cristalino, sem vislumbre de desafinação. Na peça do Grieg tocaram todos sem partitura, dirigidos pela violinista e directora artística Isabelle van Keulen.
Até o Concerto "La Mattina" de Bent Sorensen  - contemporãneo - teve coisas que gostei. Na minha ignorância desta área, achei-o ritmicamente interessante, gostei de ouvir a orquestra a cantar quase num murmúrio e a tocar clavas. Tinha ideias musicais bonitas e harmonias deslumbrantes, de vez em quando. Demasiado longo. Claro que daqui a cem anos não estará na memória de ninguém, mas isso é outra discussão! 
O pianista tocou os dois concertos, mas tal como Mozart, dirigiu o deste último, muito bom mesmo. A ovação foi de tal forma que tivemos direito a mais Mozart, suponho eu, a um Divertimento.

23 agosto, 2010

Leipzig, Bach, 3 Concertos em dois dias

Nesta praça, Augustus, assistimos ao terceiro Concerto: Gewandhauseorchester e Riccardo Chailly, a tocarem no palco montado em frente à Ópera. Sentados no chão, muito calor, muita gente e boa música:
Schumann, Mendelssohn, como abertura da época 2010/2011.
A fotografia foi tirada da própria Gewandhause, no dia anterior, mesmo antes de começar o outro concerto pré-época e para o qual tivemos sorte em arranjar bilhetes. Mendelssohn, Konzertouvertüre "Die Hebriden" e Schumann Concerto para Violoncelo e Orquestra tocado por Enrico Dindo, de quem nunca tinha ouvido falar sequer! Muito bom no Concerto, não tanto (em termos de interpretação) no bónus, Prelúdio da Suite nº 1 de Bach, no meu gosto pessoal. Na segunda parte, mais Schumann, Sinfonia nº 2.
No sábado, às 3 da tarde, assistimos na Igreja de S. Tomás, a outro Concerto, "Motette in der Thomaskirche - in Rahmen der Mendelsshon-Festtage 2010". Começou com Bach, Fantasia G-Dur BWV 527 em Orgão e acabou com Bach, Kyrie da Missa em si menor BWV 232. Com o organista da Igreja, Ullrich Böhme, a soprano Gesine Adler e a alto Susanne Langner, o Coro de S.Tomás Leipzig, a Gewandhauserorchester, maestro Andreas Seidel e Direcção de Georg Christoph Biller, Thomaskantor.
A sensação de estar sentada naquela igreja, completamente cheia e a ouvir Bach especialmente, é mesmo muito forte. Até o Rainer se emocionou e não é músico!

Desafio do Chá

Mais uma forma de fazer ligações através dos blogues.

1. Referir quem ofereceu o selo:


O Blogue Bem Temperado, aqui;
 
2. Qual é o teu chá preferido?


Chá preto, de preferência dos Açores, Gorreana.
A verdade é que só bebo chá preto descafeínado, para não andar a subir pelas paredes...
 
3. Quantas colheres de açúcar costumas meter?
 
Depende da quantidade de chá, mas pouco doce.
 
4. Passar o selo a 6 pessoas:


A parte mais difícil!
Anacruses
Conversa Avinagrada
Semibreves
Postais da Alemanha
Terrear
Ideias Soltas

14 agosto, 2010

English Baroque Soloist e Sir John Eliot Gardiner

Bach, Concertos Brandeburgueses, nº 4, BWV 1049, nº 6 BWV 1051, nº 2 BWV 1047 e Cantata BWV 202, foi o programa do concerto que vimos em Rendsburg , aqui perto de Hamburgo, no âmbito do Festival de Música Schleswig-Holstein .
Não é para fazer inveja a ninguém, mas o concerto é uma espécie de aperitivo, para a visita a Leipzig, na próxima semana e claro ao Bach.