08 setembro, 2011

Sobre o início do ano escolar...

Hoje no Público a pergunta a algumas pessoas era:

Que medida gostaria de ver adoptada nas escolas pelo novo ministro?

Achei muito pertinente a resposta de Lucília Salgado, Investigadora e docente na Escola Superior de Educação de Coimbra :

"Gostaria que continuasse a fomentar na mesma linha a educação de adultos, porque ela tem um efeito importantíssimo nos filhos. Os adultos que fizeram um processo de educação de adultos têm melhores competências para orientar os filhos na escola e isso pode mudar o nosso sistema educativo, cujo atraso se deveu ao atraso dos adultos que não souberam - não sabiam - orientar os filhos para a escola. Os estudos comprovam, por exemplo, que os adultos que faziam as Novas Oportunidades conseguiam ter uma prática de envolvimento com os filhos que é facilitadora do sucesso escolar".

É pertinente, porque é um ponto de vista sistematicamente esquecido quando se fala em educação de adultos, em formação ao longo da vida e se argumenta com os custo para o país.
Acho que a ignorância é sempre mais cara do que as Novas Oportunidades.
Temos de quebrar o ciclo da pouca importância da Escola na nossa sociedade.
É isso que tem atrasado o país e mantido no poder uma determinada elite, pouco dada a democracia real e já agora maioritariamente pouco culta!

2 comentários:

  1. Olá!
    Não tenho dúvidas que há Centros de Novas Oportunidades que funcionam bem e que foram uma mais valia para muitos adultos que por lá passaram.
    Porque não se avaliou e fiscalizou o funcionamento dos CNO?
    Espero que o façam em breve...

    ResponderEliminar
  2. Claro que tens razão, Luísa!
    Duas vezes razão: uma, porque há CNOs que funcionam bem e cumprem o papel para que foram criados e, duas, porque a não fiscalização e consequente não avaliação faz parte da forma não democrática da tal elite exercer o poder. Fiscaliza quando "interessa" e não ficaliza porque "nim"!

    ResponderEliminar