Querer dizer alguma coisa sobre este dia, o tal que é internacional, sem cair nos lugares comuns é um pouco difícil.
Sendo assim apetece-me falar, em primeiro lugar, para os homens que conheço e que são à partida pessoas esclarecidas e civilizadas: que tal fazer uma auto-análise dos vossos comportamentos? Contribuem ou não para a discriminação negativa da Mulher? Sentem-se realmente em pé de igualdade com as mulheres em geral e as das vossas vidas em particular?Ou são, apesar de todos os pergaminhos culturais daqueles que dizem que "ajudam" as mulheres, como se as tarefas fossem delas, por atribuição ancestral?
Em segundo lugar gostava de perguntar às mulheres se não acham que como mães somos muitas vezes as culpadas pela perpectuação do sistema vigente. Que ideias e actos passamos nós aos nossos filhos, sejam eles machos ou fêmeas!
Em suma, para além dos actos diários que possamos fazer para acabar com a discriminação negativa da Mulher, podemos realmente reflectir um pouco para poder agir mais e melhor.
P.S. Já agora sou contra as quotas, seja para o que for!
http://luta-social.blogspot.com/2007/03/luta-das-mulheres-pela-sua-emancipao.html
ResponderEliminarTens razão, Susana, esta humanidade não está dividida em duas sub-espécies, a masculina e a feminina, como muita gente, incluindo «feministas», quer fazer crer.
Somos humanos, somos pela igualdade de direitos e pelo apoio mútuo sempre.
Beijo,
Manuel
Obrigada Manel pelo entendimento da "coisa"! A intenção era essa, mas nem sempre a primeira leitura é eficaz. Um beijo, Susana
ResponderEliminarPronto, que diacho, um dia por ano nã custa nada! Prontos, eu hoje assumo que sou machista, sem rebuço!
ResponderEliminarAmanhã é outro dia e pode ser que, em calhando, encontre alguém a falar sobre a discriminação negativa do macho!
Beijinho
Ó Carlos não precisas de procurar mais, descriminas-te quando escreves!
ResponderEliminar