06 maio, 2007

Os novos músicos portugueses

Já sabia, aliás acho que já todos sabíamos, mas ainda não tinha ouvido nem visto ao vivo, que a qualidade dos novos músicos portugueses é muito superior ao que estávamos habituados.
Refíro-me, concretamente aos jovens músicos que compõem a Sinfonieta do ESMAE do Porto.
Hoje de manhã, no Concerto Promenade no Coliseu do Porto iniciaram o programa com um extra programa, a abertura do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, como sabem por demais conhecida, etc... Mas tão bem tocada, sob todos os pontos de vista, que no fim até tinha lágrimas nos olhos. Finalmente varri da minha memória os maus músicos e maus professores e alguns também maus alunos da minha juventude; mais do que isto, varri a memória daquela mania portuguesa do "benzinho", do relativismo . São novos, sim , mas bons. Tem ainda muito para aprender, sim têm! Mas são bons e estavam a dar o seu melhor.
A minha ideia era fazer um scan do programa todo e pôr aqui o nome de todos os músicos/alunos, mas não consigo, tenho um problema com o programa por isso vou pôr as peças:
  • Concerto para Contrabaixo e Orquestra, Op.3 III. Allegro S. Koussevitsky
  • Sinfonia nº 45 ["Do Adeus"] IV.Finale: Presto - Adagio J. Haydn
  • Sinfonia nº 1, " Clássica" I.Allegro; II. Larghetto; III Gavotte: Non troppo allegro; IV. Finale: Molto vivace S. Prokofiev

Maestro Bruno dal Bon, que se viu, durante o concerto e no fim, que estava muito contente com o desempenho dos músicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário