27 maio, 2007

Spain - Chick Corea, Bobby McFerrin, Bela Fleck part 2

Realmente esta história de ter acesso ao Youtube é absolutamente tentador e claro não se resiste.
É só escolher!

23 maio, 2007

Round Midnight

Este vídeo é dedicado a um amigo...é uma espécie de prenda.
Claro que quem gostar pode considerar a prenda sua.

20 maio, 2007

A Sonata de Liszt 2

Tal como tinha prometido eis a minha impressão do Concerto de ontem na Casa da Música.
É verdade que demorei mais de 24 horas a ter coragem para dizer que o que ouvi é indizível, além de inaudível. Ainda bem que não foi ninguém comigo senão ía-me sentir obrigada a pedir desculpa!
Pronto, foi uma trapalhada.
A sonata tem mesmo muito que se lhe diga e não é para ser tocada por todos os pianistas...
Mais não digo, porque fiquei bastante chateada.

16 maio, 2007

Camel - Snow Goose Excerpts

Ontem ouvi, aqui ao lado "No Anarca Constipado" um pouquinho de Camel (de quem já me tinha esquecido) e de repente, fiquei cheia de saudade dessas sonoridades e dessas polifonias tão pop e tão anos 70, que aqui vai para partilhar convosco.

14 maio, 2007

A Sonata de Liszt



No próximo sábado pretendo ir ver o Filipe Pinto-Ribeiro à Casa da Música. Devo dizer que não conheço o pianista e estou, depois de ver a página na net, admirada como é que me passou ao lado. Eu sei que não viver no Porto tem os seus custos e que viver alguns anos na aldeia também não ajudou muito. Pronto já disse, sou muito ignorante!


O problema é que a dita sonata tem muito que se lhe diga e para mim, que conheço várias versões ( e mesmo não tendo dedos para tocá-la, conheço-a muito bem) tem ainda um problema acrescido: é que ainda hoje, mesmo depois de ouvir os ditos "grandes" pianistas, a melhor interpretação que tenho na minha memória é a da minha professora de piano.´

É verdade, a minha professora de piano foi uma grande pianista a quem nunca foi dado o reconhecido valor como tal neste país pequenino.

Sim, estou a falar da Manuela Araújo!

Há uma outra peça que também nunca mais ouvi ser tocada como ela o fazia: os "Quadros duma Exposição" de Mussorgsky.
Depois conto como foi, mas sem pretensões a crítica musical.

12 maio, 2007

Chorar a rir!

Vão aqui ver este vídeo que o homem do Ideias Soltas pôs. Só não ponho aqui o vídeo directamente porque não sou copiona e também porque não gostei dos comentários que lá puseram. O vídeo vale por si só! I think!!!

Será que o "Ritornello" vai retornar?

A nova novela dos serviços públicos portugueses faz-se destas coisas pequeninas e mesquinhas . Sendo assim deixo aqui o link para a petição online para voltar para o ar o programa do Jorge Rodrigues, que não conheço pessoalmente, mas com quem estou absolutamente solidária http://www.petitiononline.com/antena2/petition.html.

10 maio, 2007

83. The story of Jonathan Livingston Seagull

Eu gosto do Neal Diamond, mas quando encontrei este vídeo, vieram-me à memória montes de coisas que já não me lembrava há anos! Se calhar a vocês também!

06 maio, 2007

Os novos músicos portugueses

Já sabia, aliás acho que já todos sabíamos, mas ainda não tinha ouvido nem visto ao vivo, que a qualidade dos novos músicos portugueses é muito superior ao que estávamos habituados.
Refíro-me, concretamente aos jovens músicos que compõem a Sinfonieta do ESMAE do Porto.
Hoje de manhã, no Concerto Promenade no Coliseu do Porto iniciaram o programa com um extra programa, a abertura do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, como sabem por demais conhecida, etc... Mas tão bem tocada, sob todos os pontos de vista, que no fim até tinha lágrimas nos olhos. Finalmente varri da minha memória os maus músicos e maus professores e alguns também maus alunos da minha juventude; mais do que isto, varri a memória daquela mania portuguesa do "benzinho", do relativismo . São novos, sim , mas bons. Tem ainda muito para aprender, sim têm! Mas são bons e estavam a dar o seu melhor.
A minha ideia era fazer um scan do programa todo e pôr aqui o nome de todos os músicos/alunos, mas não consigo, tenho um problema com o programa por isso vou pôr as peças:
  • Concerto para Contrabaixo e Orquestra, Op.3 III. Allegro S. Koussevitsky
  • Sinfonia nº 45 ["Do Adeus"] IV.Finale: Presto - Adagio J. Haydn
  • Sinfonia nº 1, " Clássica" I.Allegro; II. Larghetto; III Gavotte: Non troppo allegro; IV. Finale: Molto vivace S. Prokofiev

Maestro Bruno dal Bon, que se viu, durante o concerto e no fim, que estava muito contente com o desempenho dos músicos.

Bach e as Bachianas

Lá fui inaugurar a Sala Suggia, mas não me pus de boca aberta com cara de espanto.
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Michael Zilm, direcção musical
Ana Ferraz, soprano

E foi um concerto e tanto. Gostei do maestro, isto é, da leitura que ele fez da música e achei que os músicos estavam felizes por tocar aquelas partituras para o público. Como sou do tempo daquela decrépita orquestra que o Porto teve ainda fico impressionada com estas atitudes!

A Cantata profana nº209, Non sa che sia dolore é absolutamente fantástica: solistas flauta transversa e voz. Quem nunca ouviu tem de ir ouvir.

As bachianas tocadas ao vivo são muito mais interessantes que as gravações.

02 maio, 2007

Marília Vargas sing Villa Lobos - Bachianas nº5

Esta música faz parte do programa do Concerto que vou ver no próximo sábado na casa da música e que alterna Bach com algumas Bachianas de Heitor Villa-Lobos. É uma espécie de antevisão sem prognósticos.